FAQ


Perguntas:

• Por que você criou o blog?
O blog foi criado com o intuito de mostrar as pessoas minha maneira de ver o mundo. Desde então venho postando minhas fotos, inspirações e tudo que acho interessante e criativo! Costumo buscar sempre uma unicidade em tudo o que faço e gostaria de transmitir através deste blog quem eu sou e o que acredito.

• Esse post é publi/propaganda?
Todos os posts que possuírem patrocínio estarão com a Tag "Publi" explícita porém vale ressaltar que todas as minhas indicações são sempre sinceras. Só indico aquilo que acredito e confio.

• No que você trabalha?
Trabalho como Dubladora e com Fotografia (tiro fotos externas). Também trabalho com Design (layout para blogs/parte gráfica, manipulação digital entre outras artes gráficas como banners e etc) e Ilustração (desenhos em geral). Enquanto Atriz, com Dublagem (mas também faço trabalhos de interpretação com Teatro, Cinema, TV, Internet e etc).

• Qual Filtro você usa nas suas fotos do Instagram?
Na verdade não uso um Filtro específico. A maioria das minhas fotos edito no Photoshop ou Lightroom. Quando edito no celular é via Snapseed, Color Story, Meitu e Vsco normalmente.

• Como faço para anunciar no seu blog, youtube ou instagram?
Entre em contato pelo formulário do blog.

• Por que meu comentário não está aparecendo?
Os comentários do blog passam por moderação. Comentários maldosos, ofensivos e desrespeitosos não serão aprovados. Comentários que tratem apenas de propaganda também não serão publicados.

• Recebi um e-mail dizendo que era você. Era você mesma?
Para certificar-se que era eu mesma envie um e-mail para este formulário, clicando aqui.

• Você é solteira?
Não, sou compromissada.

• De onde você é?
Gaúcha - RS.


• Where do you buy your stuff?
Stores from my city. The Items are from Mercado livre, amazon, ebay and etsy. Books are from Submarino, Americanas, Saraiva, Estante Virtual, Amazon, Barnes and Noble and The Book Depository.
Decor stuff and music box is from amazon, ebay or etsy.


• Onde você comprou isso e aquilo/tal coisa?
Normalmente compro minhas coisas na minha cidade ou via internet (mercado livre, amazon, ebay e etsy). Os livros geralmente são do Submarino, Americanas, Saraiva, Estante Virtual, Amazon, Barnes&Noble e do The Book Depository.
Itens de decoração e caixinhas de música são de sites internacionais como amazon, ebay e etsy.


• Com o que você tira as fotos do instagram e quais aplicativos usa?
Posto as fotos que tiro com a minha câmera e também, às vezes, tiro com meu próprio celular. Eu gosto muito de usar o Snapseed, Meitu e o Vsco.

• Quem fez o layout do blog (design, codificação)?
Eu mesma normalmente faço. Se o tema não é meu, dou os créditos (mas sempre personalizo e modifico alguma coisa). Dá pra aprender muita coisa através de cursos e também pesquisando/estudando na internet. O primeiro passo é buscar no Google tutoriais que possam te ajudar, assisti-los com calma e praticar.

• Você aceita encomendas (design, ilustração, layouts)?
Sim.

• Você trabalha de graça?
Como qualquer profissional da área: Não. Não insista, por favor.

• Você pode arrumar meu blog/me ajudar com meu blog?
Sim mas lembrando que  os serviços prestados por mim são pagos.

• Você fotografa? Posso marcar um ensaio contigo?
Sim, claro. Como sou uma profissional vale ressaltar que  os serviços prestados por mim são pagos.


• Quem tira suas fotos?
A maioria das fotos são tiradas por mim exceto as de looks (que são tiradas por minha família ou amigos). Fotos que não tiro estão com os créditos (tumblr, pinterest, google etc).

• Com o que você trabalha além do blog?
Como respondi anteriormente, trabalho como Dubladora (Atriz). E trabalho com fotografia. Por vezes também trabalho com design, ilustração, canto e maquiagem.

• Você faz parceria/afiliação/troca links? Indica blogs (blogroll)?
Não, por enquanto eu não faço parceria com blogs nem indicação.

• Você aceita parceria com empresas/afiliações, anúncios ou posts patrocinados/publieditorial?
Sim. Me envie um e-mail na aba contato ou entre em contato através do meu facebook, está como "Nizer Fontoura".

• Estou começando na área tal (por exemplo, na fotografia mas pense numa pergunta em que abrange todas as profissões). O que devo fazer?
Estudo, muito estudo. Observar outras pessoas que já atuam na área que você escolheu. As observe trabalhando, converse com elas, faça perguntas. Pratique muito a sua profissão. Faça cursos, workshops, faculdade, especialização, um doutorado etc... A dedicação, determinação e paciência são essenciais para conseguir sucesso em qualquer profissão.

• O que faço para ser ator/atriz/diretor(a)?
Você pode buscar fazer um curso profissionalizante, técnico ou uma faculdade na área. Você também pode não fazer nenhum tipo de curso, cada um tem a sua escolha. Mas eu recomendo fortemente que faça cursos na área, faculdade, workshops, especialização etc.

• Como faço para ser dublador / dubladora? Como consigo entrar para o ramo da dublagem?
Você, obrigatoriamente, precisa ter o Registro Profissional de Ator/Atriz que é dado pelo Ministério do Trabalho. Para conseguir isso, você precisa ter trabalhado por um bom tempo na área das Artes Cênicas (com comprovação) ou ter feito faculdade (ou cursos profissionais da área). Após conseguir o Registro você vai até os estúdios para deixar o seu currículo.

• Quais dicas você daria para quem quer ser designer/webdesigner e/ou está começando no ramo do design?
O importante é a dedicação, o estudo e a perseverança. Como todo processo com um fundo artístico, o design exige muita mas muita prática, paciência, persistência e disciplina. É muito válido começar a assistir vídeos e visitar sites confiáveis que são específicos sobre o assunto. Posteriormente se especialize através de cursos ou de uma faculdade.

• Quais dicas você daria para quem quer ser Editor/a de Imagens / Retoucher / Tratamento de imagens?
Digo o mesmo que na pergunta anterior: O importante é a dedicação, o estudo e a perseverança. Como todo processo com um fundo artístico, o Tratamento de Imagens exige muita muita prática, paciência, persistência e disciplina. É muito válido começar a assistir vídeos e visitar sites confiáveis que são específicos sobre o assunto. Posteriormente se especialize através de cursos ou de uma faculdade.

• Como começo um blog/Você poderia me dar ideias para posts?
Seja autêntica/o. Seja você mesma/o sempre. Tenha sempre em mente o que você gosta, o que faz com maestria, no que se destaca, tenha um foco. Fale do que você realmente sabe e, se não sabe, busque aprender. Não adianta repetir as mesmas ideias que todos estão falando por aí, os mesmos posts, os mesmos assuntos... Inove, renove, seja única/o!  As ideias partem sempre de nossa imaginação, criatividade e, principalmente, inspiração. Então, recomendo que sempre que possível procure  inspiração para criar seus posts, seja no seu cotidiano, lendo livros, assistindo filmes, estudando, conversando, pesquisando e etc.

• Como fazer um blog de sucesso?/Como tornar meu blog mais popular/famoso?
Eu recomendo este artigo, que fala a respeito disso. Mas nada impede de você pesquisar mais sobre isso na internet (como fazer um blog, como empreender e etc).

• Qual a cor do seu cabelo atual?
Atualmente ele está com a cor natural.

• Quais maquiagens você mais gosta? Quais produtos você recomenda e confia?
Compartilho várias dicas de produtos legais no meu canal do youtube . Dá uma passadinha lá e se inscreve ;)

• Quais são os cuidados de beleza que você costuma ter?
Compartilho dicas no meu canal do youtube, nas minhas redes sociais e no blog. Posso adiantar algumas dicas importantes: lavar o rosto, usar protetor solar sempre, usar creme para hidratá-lo e tomar água todos os dias. São dicas simples porém essenciais. E se você deseja se aprofundar no assunto (como fazer um tratamento aprofundado de skincare, uma automaquiagem ou se tornar maquiadora, por exemplo) recomendo que pesquise, faça um curso, estude e pratique. Compartilho aqui no blog minha rotina diária de beleza nessa categoria. Fique a vontade para dar uma olhada. Também compartilho várias e várias dicas no meu canal do youtube, passa lá. Se deseja ser uma profissional da área da beleza, recomendo que fale com pessoas experientes na área. Como toda profissão, a área da beleza exige muita prática, paciência e disciplina. É muito válido fazer cursos, assistir vídeos e visitar sites confiáveis que são específicos sobre o assunto.

• Você poderia me ensinar a me maquiar?
Compartilho dicas no meu canal do youtube  porém se você quer se aprofundar no assunto pesquise, estude e pratique. Se deseja ser uma profissional da área recomendo que fale com pessoas experientes na área e faça cursos profissionalizantes. Como todo processo artístico, a maquiagem exige muita mas muita prática, paciência e disciplina. É muito válido começar a assistir vídeos e visitar sites confiáveis que são específicos sobre o assunto.

• Quais programas você usa para fazer seus trabalhos?
Uso o pacote da Adobe. Photoshop, Lightroom etc.

• Onde você edita suas fotos? Você poderia me ensinar a mexer com algum programa?
Edito minhas fotografias no Photoshop e no Lightroom. É essencial, primeiramente, você buscar conhecimento sobre fotografia assim como também sobre como mexer nestes programas. Para isto, aconselho que faça cursos, pesquise, leia livros, fale com profissionais da área, assista vídeos, tutoriais e visite sites confiáveis que são específicos sobre o assunto.

• Você poderia me passar actions?
Disponibilizei actions para meus leitores: Clique aqui e aqui. Mas você também pode pesquisar na internet por actions de seu gosto, que podem ser gratuitas ou pagas.

• Você poderia me ensinar a tirar fotos/fotografar?
É importante que se você deseja se aprofundar no assunto pesquise, estude e pratique. Também é válido fazer cursos, assistir vídeos e visitar sites confiáveis que são específicos sobre o assunto.

• Você poderia me ensinar a editar fotos ou a fazer design?
É importante que se você deseja se aprofundar no assunto pesquise, estude e pratique. A edição é uma técnica que pode ser utilizada para várias finalidades (manipulação, tratamento de imagens etc). Para o tratamento de uma imagem é necessário que você saiba mexer com os softwares necessários para tal processo. Eu indico que comece por programas mais simples como Photoscape, Photofiltre, depois passe para o Lightroom e, finalmente, para o Photoshop. Foi assim que eu comecei mas você pode ir direto para o Photoshop, sem problemas. Também é válido fazer uma faculdade. Você pode começar fazendo cursos, assistindo vídeos e visitando sites confiáveis que são específicos sobre o assunto.

• Você poderia me ensinar a desenhar/ilustrar?
Se você quer se aprofundar no assunto pesquise, estude e pratique. Como todo processo artístico, o desenho exige muita mas muita prática, paciência, persistência e disciplina. Aconselho que você pesquise em livros, estude e fale com pessoas experientes na área. Também é válido assistir vídeos e visitar sites confiáveis que são específicos sobre o assunto.

• Você poderia me ensinar a pintar/a aquarelar?
Se você quer se aprofundar no assunto pesquise, estude e pratique. Como todo processo artístico, a pintura (e principalmente a aquarela, que é uma técnica aguada) exige muita mas muita prática, paciência e disciplina. Aconselho que você pesquise em livros, estude e fale com pessoas experientes na área. Também é válido fazer cursos, assistir vídeos e visitar sites confiáveis que são específicos sobre o assunto.

• Você poderia me ensinar a cantar?
Se você quer se aprofundar no assunto pesquise, estude e pratique. Como todo processo artístico, o canto exige muita prática e disciplina. Aconselho que você pesquise por livros, estude e fale com pessoas experientes na área. Também é válido fazer cursos, assistir vídeos e visitar sites confiáveis que são específicos sobre o assunto.

• Você poderia me ensinar a atuar?
Se você quer se aprofundar no assunto pesquise, estude e pratique. Ser ator/atriz é muito mais difícil do que se imagina. É complexo. É como mergulhar dentro de um outro universo. É algo único. Atuação exige dedicação, abdicação e fé cênica. Como todo processo artístico, a interpretação exige muita prática e disciplina. Aconselho que você pesquise por livros, estude e fale com pessoas experientes na área. Também é válido fazer cursos, assistir vídeos e visitar sites confiáveis que são específicos sobre o assunto.

• Você poderia me ensinar a fazer doces e a cozinhar?
Compartilho receitas e dicas no meu canal do youtube (nas minhas redes sociais e no blog também), porém se você quer se aprofundar no assunto pesquise, estude e pratique. Como toda profissão, a culinária exige muita prática e disciplina. Aconselho que você pesquise por livros, estude e fale com pessoas experientes na área. Também é muito válido fazer cursos, assistir vídeos e visitar sites confiáveis que são específicos sobre o assunto.

• Qual programa que você usa para editar vídeos? Você poderia me ensinar a editar vídeos?
Sony Vegas. Não sou profissional da área mas você pode pesquisar e encontrar vários tutoriais sobre isso na internet e também através de cursos. É muito importante você buscar o conhecimento e praticar pois isso faz toda diferença no aprendizado. Se você quiser se especializar procure por cursos que existam há um certo tempo no mercado e possuam credibilidade. Para escolher o curso (presencial ou online) certo é importante que você pesquise bastante sobre o que ele te oferece, dar uma olhada no feedback dos ex-alunos e, se possível, conversar com alguém que já tenha feito o curso.

• Como você escreve nas suas fotos? É sua letra?
Em algumas imagens é minha letra (a escrita é feita com uma tablet da wacom) e outras são fontes.

• Você poderia me ensinar a vetorizar?
É um processo complexo que exige prática e estudo.
Há vários tutoriais disponíveis na internet, basta procurar. Vou indicar: Clique aqui e aqui. É muito válido assistir vídeos, ler artigos e visitar sites confiáveis que são específicos sobre o assunto.

• Onde você encontra inspiração para escrever?
As inspirações aparecem de modo muito aleatório e espontâneo. É incrível como apenas um cheiro, uma textura, um sabor ou apenas acordar a cada dia pode ser muitíssimo inspirador, tudo depende do seu ponto de vista. É importante você encontrar o seu.

• Como registro um domínio para o meu blog?
Não é uma tarefa difícil mas, primeiramente, você precisa comprar um domínio. Para saber mais clique aqui.
Ele está hospedado na própria plataforma do blogger. Para wordpress é outro procedimento, completamente diferente.

• Poderia divulgar o meu blog?
Acredito que isso tem que acontecer naturalmente, sem ser forçado. Mas nada impede que você envie seu trabalho/portfolio para eu dar uma olhada, eu adoro conhecer novos artistas!

• Você acredita que existem pessoas originais (profissionalmente principalmente)?
Sim e não. Sim porque somos únicos e não porque, querendo ou não, sofremos influências. Porém vale ressaltar que cada um tem a sua essência :)

• O que eu faço quando estou com um bloqueio criativo?
Não há 'receita de bolo' mas você pode buscar inspirações e referências. Seja no seu cotidiano, nas outras pessoas, ouvindo músicas, assistindo filmes, séries, lendo um livro ou até mesmo dançando.  Tente se colocar no lugar de outras pessoas, situações ou até mesmo personagens. Faça coisas que te façam sair da zona de conforto. Você também pode escrever uma lista com coisas que gostaria de fazer ou de coisas incríveis que nunca fez na vida (e colocar em prática!), isso pode ajudar.

• Como entro em contato para assuntos comerciais?
Se você tem uma empresa: quer contratar meus serviços / deseja fazer uma parceria / quer patrocinar, ou está organizando um evento, envie um e-mail explicando em detalhes sobre sua proposta no formulário do blog.

• Que tipo de música você curte?
Eu curto bastante rock, pop mas também gosto de músicas suaves (principalmente francesas). Eu costumo ouvir vários gêneros musicais e eles mudam conforme o tempo passa, então, você pode conferir no meu spotify que está sempre atualizado.

• Qual é o seu equipamento fotográfico (câmera, lentes, acessórios etc)?
É a linha profissional de entrada da Canon (câmera, lentes, acessórios e etc).

• Você fez curso de fotografia?
Primeiramente fui pesquisando e adquirindo conhecimento sozinha (autodidata). Depois fiz um workshop em 2014 e um curso profissional propriamente dito em 2015. Em 2018 fiz um Curso de Aperfeiçoamento Profissional de Tratamento de Imagens.

• Qual câmera você indica?
Para iniciantes eu indico uma compacta para você começar a praticar. Para quem quer sair do amador e tentar algo mais profissional eu recomendo uma DSLR e duas lentes (uma fixa e uma zoom). Marcas e modelos são questão de gosto pessoal e necessidade. Para iniciantes, eu indico a linha da Canon semi-profissional e/ou a profissional de entrada (por exemplo, a Linha Rebel).

• Faz posts ensinando a mexer na câmera?
Mexer na câmera, primeiramente, é algo intuitivo. Posteriormente, lendo o manual e assistindo vídeos se torna bem mais fácil. Cada câmera possui sua interface, sua configuração. Se você é iniciante na fotografia, o mais indicado é que faça um curso para aprender mais (não só a teoria como a prática  e técnica fotográfica). O mais importante, é você praticar bastante sozinho, ler o manual, fazer cursos e pesquisas sobre o assunto.

• Por que você não respondeu meu comentário?
Sempre faço o possível para responder a todos mas caso eu não tenha respondido o seu aguarde que em breve pretendo responder. Caso eu demore mais de um mês para responder, ás vezes sua pergunta pode não ter sido vista então, por favor, me relembre enviando uma mensagem novamente. Porém antes verifique se sua pergunta não foi respondida aqui no FAQ.
Caso eu não tenha respondido via alguma rede social deve ter sido porque neste FAQ tem a resposta que você procura. Por favor, peço que confira.

• Filmes, séries, animações, cores prediletas, músicas, livros?
A maioria dos que gosto constam no meu listography, é só clicar aqui.

• Quais comidas você mais aprecia?
Amo doces! Sou uma formiguinha kkkkk Mas também amo salgados. De doces eu gosto muito de brigadeiro (ou negrinho como chamam aqui no Sul), bombons caseiros, bolachas/biscoitos caseiros, crepe, torta de bolacha e sorvete. E de salgados, eu adoro pastéis, panquecas, arroz, macarrão e pizza. Amo chá, milkshake, o clássico leite com nescau e chocolate quente.

• O que você gosta de assistir?
Filmes, séries, vídeos/canais no youtube, desenhos, diy, tutoriais, documentários interessantes etc.

• Você gosta de jogar vídeo-game?
Siiim, adoro! Sou parceira \o/

• Você fez curso de design?
Sim, dois. Mas primeiramente comecei como autodidata e, posteriormente, fiz dois cursos na área.

• Você fez curso de ilustração?
Não, sou autodidata. Desenho desde pequena. Cursei um certo tempo a faculdade de Artes Visuais (lá aprendi algumas técnicas). Posteriormente, apenas continuei minha jornada de aprendizagem de modo individual, autodidata.

• Que tipo de ilustração você faz?
Elas são em sua maioria desenhos não muito realistas, são estilo mais 'cartoon' mesmo (ou 'disney' ou 'doodle'). Já o tipo ou estilo seria mais voltado para a fantasia e para o infantil. Faço a maioria das minhas ilustrações de forma digital (normalmente é com a própria tablet porém às vezes faço no papel e depois escaneio pro pc mas nem sempre) e também faço de maneira tradicional (feitas a mão). As que são feitas de maneira tradicional, em sua maioria, são aquarelas (técnicas aguadas). 

• Quais brushes você usa?
Personalizo os que já vem no PS e também utilizo os do  Kyle T. Webster. Estão disponíveis para compra aqui.

• Quais são suas maiores inspirações?
Deus, minha fé, minha crença. Eu mesma e minha vida (experiências, vivências, coisas que amo e me reapaixono sempre e sempre), minha família. Artistas e suas obras. Livros, filmes, séries, músicas etc.

• Qual tablet você usa?
Wacom Intuos Pen Small.

• Você fez curso de teatro?
Sim, sou formada pela faculdade de Artes Cênicas em Interpretação (antes da faculdade, fiz curso de Teatro em uma Escola de Artes por 3 anos).

• Onde você aprendeu inglês?
Eu aprendi na escola desde pequena. Depois fui pesquisando e me aprimorando por conta própria. Através de músicas, livros e conversando com pessoas de outros países.

• O que você aconselharia pra quem quer trabalhar com arte?
Vai, minha filha/o! hahaha
Falando sério. Como disse um professor meu "Só morre de fome quem quer. Quem não quer, corre atrás." Eu penso que você tem que fazer o que te move, o que gosta, o que ama, o que tem paixão. Tem que correr atrás dos seus sonhos e realizá-los, concretizá-los. É isso. Faça o que gosta (sem medo, opressão, preconceito, julgamento ou qualquer outro empecilho).
Clichê mas tá valendo: "Escolha um trabalho que você ame e não terá de trabalhar um único dia de sua vida." Confúcio.

• Se a minha empresa/marca enviar um produto pra você, é certo que ele aparecerá no seu blog/youtube?
Não necessariamente. Vou usar e divulgar se eu gostar, se for bom, se for de qualidade.

• Como faço para meu produto aparecer no seu blog e/ou youtube?
É necessário que você entre em comigo através da aba contato explicitando a proposta da sua empresa/marca. Se houver um acordo e a empresa me contratar, conversaremos melhor sobre isso. Lembrando que é importante pensar a respeito de qual é o teu nicho. Muito Obrigada pelo interesse, de coração.

POLÍTICA DO BLOG:
• Posts e vídeos patrocinados estão sinalizados com a tag 'Publi' explicitada.
• A Blogueira/Youtuber só recomenda o que acredita e confia.
• A Blogueira/Youtuber aceita propostas de empresas porém também está no direito de negá-las.

Espero ter esclarecido alguma de suas dúvidas :D

Foto: Kaboom Pics.

Adiciona, baby!
. . . . . .

instagram

@NIZERFONTOURA
Clique aqui para seguir

flickr